Tel: (47) 3369-3424

contato@pingodaguapousada.com.br 


Rua Bem-te-vi, 287 | Praia de Bombas | Bombinhas | Santa Catarina | 88215-000                                                                                                        
Parceiros:               

site: maycoln@gmail.com
Acomodações amplas


Nossos   apartamentos    são  amplos   e confortáveis, todos equipados com:
- Ar-condicionado
- Tv
- Frigobar
- Ventilador de teto
Bombinhas paraíso


Esta   pequena    península   transborda beleza  e  desperta  encantos  em  quem por ela passa.
O    título    de    Capital   do     mergulho ecológico, é justificado pela  beleza   dos lugares e exuberante fauna marinha...

Localização privilegiada


Bombinhas   é   o  menor   município   de Santa    Catarina,   com  uma   área    de 34,5 km². A Pingo D'água Pousada, está localizada à 200 m  da praia de  Bombas, a qual no seu canto  esquerdo  destaca-se por haver boas ondas para o surf...
Leia Mais
Leia Mais
Leia Mais
Logomarca
Início
Acomodações
A PousadaContato
Localização
Um pouco de História e informações:

Primeiros Habitantes

Muitas São as evidências de que os índios carijós pertencentes à nação tupi-guarani foram os primeiros a povoarem este litoral. Os sítios arqueológicos (sambaquis), descobertos em algumas praias e terrenos de igrejas de Bombinhas, como a de Zimbros e de Canto Grande não deixam dúvidas. Infelizmente escavações que nada tinham a ver com pesquisas, arruinaram alguns desses tesouros. Sambaquis foram destruídos pela ação inconseqüente de moradores, por projetos imobiliários, construções e aberturas de ruas para loteamento, comprometendo esse patrimônio histórico e arqueológico.

Povoamento Açoriano da Região

Os primeiro colonizadores a chegarem em Santa Catarina foram os espanhóis. No ano de 1527, Sebastião Caboto, a serviço do rei da Espanha, atracou na enseada de Zimbros, batizando-a de São Sebastião. Grande parte da tripulação decidiu ficar no Brasil espalhando-se pelo litoral catarinense.

E para comprovar a veracidade da terra descoberta, quatro nativos brasileiros foram levados como "troféus" para a Europa.

O governo português no intuito de garantir o seu domínio na nova colônia decidiu enviar uma expedição em 1711, comandada por Manoel Gonçalves de Aguiar, que aportou na Enseada de Garoupas (nome dado à região de Porto Belo), com a finalidade de constatar as riquezas do local e a possibilidade de povoamento.
Crises econômicas e terremotos nas ilhas dos Açores e da Madeira fizeram com que o Rei D. João V, de Portugal, em 1735 apressa-se a colonização em nosso litoral e interior .

Como viviam os novos habitantes

Os sítios arqueológicos, localizados nas praias, provavelmente em função da sobrevivência através da pesca, embora também se dedicasse à plantação de mandioca. Os imigrantes, ao contrário, preferiram fixar-se nos morros, onde dedicavam-se principalmente à agricultura, o que promoveu a povoação em Áreas do interior da península. Começaram as primeiras plantações de feijão, café, batata, cana de açúcar, mandioca, frutas e ervas medicinais, a maior parte para consumo próprio.

O Comércio era feito à base de troca de mercadorias, com muita dificuldade. Eram necessárias longas caminhadas pelas picadas abertas através dos morros e tabuleiros, carregando pesados fardos sobre os ombros, não raras vezes até o vizinho povoado de Tijucas. O processo levava o dia inteiro, e no retorno ainda aproveitavam para recolher lenha.

Os brasileiros descobrem Bombinhas

Na década de 1950 a beleza e a abundância da pesca despertaram a curiosidade de turistas, inicialmente dos municípios adjacentes, depois, de gaúchos e paranaenses.

A partir da década de 70 verificou-se marcante aumento populacional, o que provocou profunda transformação na vida do balneário.

Turismo

Além da beleza das 19 praias do município e da tranqüilidade do lugar, Bombinhas é conhecida pelos cursos de mergulho ecológico e pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Situada a 3km da praia, é o local preferido dos mergulhadores.

Natureza - Para quem gosta do contato direto com a natureza, não faltam atrações em Bombinhas. A cidade situa-se nas encostas da Serra do Mar, numa área de muito verde e de Mata Atlântica preservada, com várias opções de lazer e esportes de natureza.

Turismo Sub-aquático - Durante o verão são oferecidos passeios diários de barco pela costa, com passagem pelas ilhas da reserva. Acompanhados de instrutores e bem orientados, os passageiros podem mergulhar e ter sua aventura submarina filmada por profissionais.

Praias - A Praia de Bombinhas tem águas muito claras, calmas, com ótima visibilidade, e é muito movimentada no verão. Na Praia de Bombas, um pouco maior, o mar é mais agitado, dependendo do vento. Vale visitar Mariscal, uma das praias mais bonitas, especialmente ao nascer do sol; Zimbros, localizada numa baía ideal para esportes aquáticos e onde os turistas podem conviver com os pescadores artesanais; Ingleses, uma pequena praia com muitas belezas naturais, também conhecida como Retiro dos Padres; Tainha, de grande importância sócio-ambiental; Canto Grande, com suas duas praias – uma de mar aberto e outra voltada para a Baía de Zimbros, com águas calmas e exuberantes, e a Praia da Sepultura, que apresenta belos rochedos e grande variedade de fauna e flora marinhas, constituindo-se em importante point para mergulho ecológico.

Infra-estrutura turística - A cidade tem completa infra-estrutura turística, hoteleira e de lazer, com quase 5.000 leitos em hotéis, pousadas, hotéis-residências e campings. Há bons restaurantes, centros de compras e de serviços. Além disso, Bombinhas fica próxima de grandes centros urbanos, como Balneário Camboriú e Florianópolis.

Destaque

A Reserva Marinha do Arvoredo, uma das três existentes no País e a única no sul do Brasil, é o grande destaque de Bombinhas. É formada pelas Ilhas da Galé, Macuco, Deserta (refúgio para alimentação e procriação de pássaros entre maio e junho) e Arvoredo, a maior e mais atraente de todas, com fauna rica e variada, além do Calhau de São Pedro - formação rochosa no meio do mar, sem vegetação. Nestas águas transparentes e nas ilhas há espécimes raros da fauna e flora típicas da região. A reserva situa-se a 3km da costa e, nos dias claros, a visibilidade alcança até 40m.

 

Fonte: www.explorevale.com.br, Wikipédia.






Veja algumas fotos:

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.